Primeiro depoimento presencial de Lula a Moro acontece em 3 de maio
O esperado encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o juiz federal Sérgio Moro, coordenador na primeira instância da Operação Lava Jato, já tem data marcada: dia 3 de maio, primeira quarta-feira do mês. O depoimento acontece em Curitiba e é cercado de expectativa, uma vez que vários movimentos populares contra e favor do petista se mobilizam para ir à capital paranaense para acompanhar a audiência.
Na primeira oitiva presencial a que comparece como réu, Lula será interrogado sobre o chamado “caso do triplex”. Ele é acusado de ter recebido benefícios de origem ilícita para comprar e reformar um apartamento de luxo, na praia do Guarujá, no litoral paulista.
Entre as entidades pró-Lula que garantem presença em Curitiba no dia 3 estão a Frente Brasil Popular, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Nação Hip Hop.
Do lado oposto, a mobilização fica a cargo do “Pixuleco” – boneco caracterizado como presidiário – e dos movimentos Nas Ruas e Revoltados Online. Estão previstos comboios customizados e até uma “motocicletada”, com a participação de pelo menos 10 mil motos.
Embora haja receio de enfrentamento entre os grupos antagônicos, não foi anunciado qualquer esquema especial de policiamento. De acordo com a Polícia Militar do Paraná, a segurança do dia ficará a cargo da Polícia Federal. Com informações da Folha de São Paulo.