FORD CAMINHÕES MOSTRA EM VÍDEO O FUNCIONAMENTO DO BONÉ ALERTA E O PERIGO DO SONO AO VOLANTE
O boné inteligente criado pela Ford que alerta o caminhoneiro quando ele está com sono ao volante é uma das atrações mais concorridas da Fenatran, realizada esta semana em São Paulo.
A marca reservou uma área no seu estande onde os visitantes podem testar o acessório e também divulgou um vídeo sobre o funcionamento da tecnologia, com depoimentos reais que mostram a sua utilidade na estrada – veja aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=Esey4BHA3gg&feature=youtu.be
Equipado com um acelerômetro, um giroscópio e uma central de processamento, o Boné Alerta, também chamado de SafeCap, identifica os movimentos de cabeça associados a sonolência e avisa o motorista para fazer uma pausa de descanso com três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.
No vídeo, o caminhoneiro Jorge Barbosa conta sua experiência com esse tipo de situação na estrada. “Cochilei na direção e, quando acordei, vi a traseira de um caminhão lento na minha frente. Para não bater, tive de desviar e ultrapassar sem a menor segurança. Nem deu tempo de ver se vinha vindo alguém, porque, se estivesse, com certeza eu não estaria aqui para contar essa história.”
A produção inclui também depoimentos da esposa do caminhoneiro, Leonice, e suas filhas Ana e Grace, falando da preocupação quando ele sai para o trabalho de madrugada. Ainda em fase de protótipo, o boné antissono foi desenvolvido pela Ford em parceria com especialistas para ajudar a aumentar a segurança nas estradas.
“O boné consegue detectar os movimentos de cabeça provavelmente até numa fase antes do sono, quando o motorista já está com o tônus muscular relaxado. Assim, pode prever o sono antes do caminhoneiro estar dormindo realmente”, explica a dra. Lia Bittencourt, do Instituto do Sono, que participou do desenvolvimento do acessório.
Atrações
Além de vários caminhões Cargo e Série F, incluindo o modelo semiautônomo Cargo Connect, a loja Ford Collection é uma das atrações do estande da marca na Fenatran, com vários tipos de camisetas, jaquetas, bonés e acessórios. E há também a “Trac Table”, um telão sensível ao tato em formato de mesa onde é possível simular o rastreamento e telemetria de caminhões em um mapa e obter informações dos veículos no trajeto, por meio da tecnologia FordTrac.
Por: Ruth Câmara de Oliveira
Comunicação Corporativa