Carro explode enquanto era abastecido com GNV e frentista fica ferido
Incidente ocorreu em um posto de combustíveis localizado ao lado da rodoviária da cidade, na quarta-feira (8). Carcaça do veículo segue no local nesta quinta-feira (9), para perícia.
Um carro explodiu dentro de um posto de combustíveis, ao lado da rodoviária de Salvador, no momento em que era abastecido com Gás Natural Veicular (GNV), na tarde da quarta-feira (8). O frentista que fazia o atendimento sofreu ferimentos leves nos braços e nas pernas. Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima, que não foi trabalhar nesta quinta-feira (9).
O incidente ocorreu por volta das 17h. Segundo testemunhas, o motorista estava fora do carro no momento da explosão e não ficou ferido. O veículo ficou destruído. Peças ficaram espalhadas ao lado do carro, no posto. O teto do estabelecimento chegou a ser atingido pelo capô do veículo e foi danificado.
Após a explosão, o carro foi coberto com uma lona preta e deve passar por uma perícia, para determinar as causas do incidente. Até a tarde desta quinta-feira, o veículo ainda estava no local. A bomba de GNV em que o carro estava sendo abastecido foi fechada. As demais partes do posto funcionam normalmente. Nenhum representante do estabelecimento quis falar sobre o assunto.
Em entrevista à TV Bahia, nesta quinta-feira, um especialista em GNV afirmou que quase não há chances de ocorrer uma explosão em carros que funcionam à base do gás. "Um cilindro de GNV explodir é quase impossível. Ele suporta uma capacidade de pressão de 560 bytes de pressão e o abastecimento é de 220 bytes. Então, é bem abaixo do ponto de ruptura dele. Só uma pericia para saber o que aconteceu", contou Fernando Carvalho.
GNV
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 500 mil carros funcionam à base de GNV na Bahia. O veículo que usa o gás precisa passar por vistoria anualmente no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro). Ainda não se sabe se o carro que explodiu havia passado por essa vistoria.
O custo para quem usa GNV pode chegar à metade do que tem quem usa gasolina ou ácool. No entanto, é preciso tomar cuidados durante o abastecimento. Se afastar do veículo durante o serviço é uma norma de segurança, que é indispensável. Além disso, o porta-malas e as janelas do veículo precisam ficar abertas.
https://www.youtube.com/watch?v=z6dKy0s6OdA
Fonte: G1