Últimas notícias

Mãe Stella diz que não volta mais ao Ilê Axé Opô Afonjá

A ialorixá, de 96 anos, está na cidade de Nazaré das Farinhas, acompanhada por Graziela Domini, sua companheira.

Mãe Stella de Oxóssi, a mais importante ialorixá do Brasil, está afastada do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro que comanda em São Gonçalo do Retiro, em Salvador, há mais de 10 dias. A ausência deve-se ao imbróglio envolvendo membros da comunidade e sua companheira, a psicóloga Graziela Domini.


Os filhos de santo da casa acusam Graziela de ter retirado Mãe Stella à força, inclusive com o auxílio de seguranças armados. Porém, em declaração publicada no jornal “A Tarde” deste domingo (10), a sacerdotisa, que está em Nazaré das Farinhas, afirma ter saído por vontade própria. E mais: não pretende retornar.


“Eu saí porque estava muita pressão, assim fico longe disso”, disse Mãe Stella, segundo a publicação. A declaração teria chocado a comunidade do terreiro.


Já em matéria do “A Tarde Online”, Graziela Domini nega a acusação de ter contratado seguranças para retirar a ialorixá que, reforça, saiu do vontade própria. De acordo com ela, Mãe Stella nem voltou ao Afonjá após sair do Hospital da Bahia, onde ficou internada por alguns dias, encaminhando-se direto para Nazaré.


Graziela também foi acusada pelo obá odofin (ministro de Xangô) do terreiro e presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, Ribamar Daniel, de ter vendido bens da comunidade. A psicóloga nega, mas diz que esculturas do artista plástico Carybé serão leiloadas: “Preciso manter ela [Mãe Stella]”.


A confusão se estende também ao relacionamento da psicóloga com a ialorixá. Graziela Domini garante ter certidão de união estável com Mãe Stella, mas Ribamar questiona e diz que nenhum documento jamais foi apresentado. “Eles não podem tirar minha esposa”, afirmou Graziela ao “A Tarde”.