Últimas notícias

Em 1 ano, atacante sai da várzea para o Paulistão e se surpreende com guinada

Júnior Santos, "ex-Berimbau", deixa o futebol amador da Bahia, passa pela quarta divisão estadual e é apresentado pelo Ituano; começo no Galo de Itu é animador: 3 gols em 6 jogos-treinos.




Para ajudar a família ou por outros motivos, alguns atletas só conseguem ingressar no futebol profissional de forma tardia e pulam a etapa das categorias de base. Não é o mais comum, mas é o caso do atacante Júnior Santos, que foi apresentado na última quinta-feira (11) pelo Ituano para a disputa do Paulistão. Descoberto no futebol de várzea de Conceição do Jacuípe – interior da Bahia –, o atacante chama a atenção por ter se profissionalizado há menos de um ano.





A carreira profissional do jogador de 22 anos começou no Osvaldo Cruz. Mesmo com propostas para ficar na Bahia, ele se animou com o projeto do Azulão, e a aposta deu certo. Júnior Berimbau, como era chamado, foi protagonista da boa campanha da equipe no último Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual. O desempenho chamou a atenção do Galo de Itu.





– Fui para Osvaldo Cruz para fazer um teste e acabei passando. No amador onde eu jogava, muitas pessoas falavam que eu tinha futebol e me incentivavam, foi isso o que me levou a tentar ser jogador profissional no Osvaldo Cruz. Quando surgiu a oportunidade de ir para (o Estado de) São Paulo, eu me animei, consegui fazer meu trabalho, o Luciano (Baiano, técnico do Osvaldo Cruz) me deu muita moral. Então não imaginava chegar ao Ituano tão rápido, um time de primeira divisão. Achei que ainda jogaria uma Série A3, e logo após a A2, algo desse tipo. Não imaginei que chegaria tão rápido a um clube de projeção nacional.











[caption id="" align="aligncenter" width="600"]Júnior Santos (2º da esq. p/ a dir.) foi apresentado ao lado de Rodrigo Sam, Tony e Juninho (Foto: Ituano / Divulgação) Júnior Santos (2º da esq. p/ a dir.) foi apresentado ao lado de Rodrigo Sam, Tony e Juninho (Foto: Ituano / Divulgação)[/caption]





E o começo do atacante no Rubro-Negro não poderia ser mais empolgante. Em seis jogos-treinos disputados na pré-temporada, Júnior Santos foi para as redes em três oportunidades: no duelo entre o profissional e o sub-20 (ele atuou nesta partida pela equipe de base), na vitória sobre o Capivariano e na derrota para o XV de Piracicaba.





Até assinar contrato, o jogador treinou por cerca de dois meses no Ituano. Com a documentação regularizada, o vínculo foi acertado no último dia 5 e, então, o atleta pôde ser apresentado.





A estreia do Galo de Itu no Paulistão é na próxima quarta-feira (17), às 19h30, contra o São Caetano, no estádio Novelli Jr., em Itu (veja a tabela do estadual).











[caption id="" align="alignnone" width="600"]Júnior Santos assinou contrato com o Ituano na última semana (Foto: Cedida) Júnior Santos assinou contrato com o Ituano na última semana (Foto: Cedida)[/caption]